Zimbabwe passa coordenação do Conselho de Ministros da SADC ao Botswana

Reunião ministerial da SADC, em Gaberone (Foto: Antonio Escrivao)
Reunião ministerial da SADC, em Gaberone (Foto: Antonio Escrivao)
Reunião ministerial da SADC, em Gaberone (Foto: Antonio Escrivao)

A República do Botswana assumiu nesta sexta-feira, em Gaberone, a coordenação do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cargo que era ocupado pelo Zimbabwe.

No início da reunião do Conselho de Ministros, o ministro das Finanças, desenvolvimento e planeamento económico do Botswana, Kenneth Matambo, recebeu o martelo que simboliza autoridade, das mãos do ministro das Relações Exteriores do Zimbabwe, Simbarache Mumberengegwi.

Kenneth Matambo afirmou que o principal fim da organização é melhorar as condições de vida da população da região. Espera pelo empenho árduo dos estados membros para acelerar a industrialização da SADC, para alavancar a base económica e a indústria na região, intensificar a luta contra a pobreza.

O governante zimbabweano disse que o mandato foi carregado de acções, entre as quais a criação da estratégia e o roteiro de industrialização da região, apelando à operacionalização do programa, visando a melhoria das condições de vida dos povos.

O chefe do Conselho de Ministros cessante se referiu também à revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015/2020, que traça as prioridades para os estados membros.

Defendeu ainda o desenvolvimento de capacidades financeiras próprias para evitar a dependência externa e garantir a sua dignidade. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA