Zaire: Governador destaca importância dos arquivos públicos

GOVERNADOR DESTACA IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS (Foto: Moniz Vidal)

Mbanza Congo- A actividade arquivística como fonte de pesquisa e preservação do património documental na administração pública foi destacada hoje, quarta-feira, em Mbanza Congo, pelo governador provincial do Zaire, José Joanes André.

GOVERNADOR DESTACA IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS (Foto: Moniz Vidal)
GOVERNADOR DESTACA IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS (Foto: Moniz Vidal)

Ao discursar na abertura do seminário de capacitação dos instrutores de classificação que decorre a partir de hoje, quarta-feira, Joanes André,sublinhou que os arquivos permitem conservar, para a posteridade, os actos administrativos praticados no dia-a-dia.

“ Os arquivos constituem um elemento essencial para o conhecimento futuro das nossas realizações, servindo como testemunha da nossa memória colectiva”, enfatizou.

Segundo o governador, os arquivos e a informação que guardam merecem uma atenção especial, pois à sua conservação e preservação obedecem regras, técnicas, sigilo e sistema de segurança que devem ser do domínio dos técnicos da área.

Valorizou a promoção deste seminário de capacitação dos arquivistas, frisando que o desenvolvimento sustentável e harmonioso do país e da província passa necessariamente por quadros bem dotados que consigam dominar as ferramentas que o desenvolvimento tecnológico oferece.

Apelou, por isso,  aos participantes a esta acção de capacitação a darem o melhor de si para a assimilação dos conhecimentos a serem transmitidos.

O seminário que terá a duração de três dias está ser promovido pelo Centro de Documentação e Informação (CDI) do governo local e nele participam 50 técnicos de diversos organismos estatais da região.

Temas como “ a história dos arquivos, teoria das três idades, implicância jurídica na gestão dos arquivos, organização dos arquivos correntes e intermédios, prática sobre a criação e organização dos arquivos e trabalhos práticos sobre a organização dos arquivos e orientações gerais estão em abordagem nesta sessão formativa.

Esta é a primeira acção do género que decorre na província no presente ano. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA