Vice-presidente da República à caminho do Botswana

Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Pedro Parente)
Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Pedro Parente)
Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Pedro Parente)

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, deslocou-se hoje, domingo, à República do Botswana, a fim de participar, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, da 35ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocada para segunda e terça-feira em Gaberone.

No Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, Manuel Domingos Vicente recebeu cumprimentos de despedida do ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, da vice-governadora de Luanda para o sector político e social, Juvelina Imperial, e de altos funcionários do seu gabinete.

A cimeira, a decorrer sob o lema “Acelerar a industrialização das economias da SADC através da transformação das riquezas naturais e valorização do capital humano”, prevê, entre outros assuntos, debater a consolidação da integração regional, a questão das infra-estruturas, assim como a revisão de alguns acordos.

No que concerne à situação económica, financeira e social da região, os participantes vão tratar da questão do Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC e do Financiamento do Orçamento 2015/16, além do balanço das principais acções desenvolvidas pela organização.

Os líderes governamentais vão igualmente analisar a crise na região, nomeadamente na República Democrática do Congo e no Reino do Lesoto.

Nesta 35ª cimeira serão ainda assinalados os 23 anos da fundação da SADC e passagem do testemunho da presidência rotativa da República do Zimbabwe, actual presidente, para a República do Botswana.

A SADC é uma Comunidade Económica Regional que compreende 15 Estados membros, nomeadamente Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA