Síria: Cessar-fogo de dois dias em três cidades (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Dois dias de cessar-fogo em três cidades sírias. A pausa nas hostilidades foi acordada entre o exército do presidente Bashar al-Assad, os libaneses do Hezbollah e insurgentes.

As negociações do lado dos rebeldes terão sido lideradas pelo grupo Ahrar al-Sham, ligado à frente Al-Nusra, braço da Al-Qaida na Síria.

O cessar-fogo entra em vigor esta quarta-feira de madrugada em Zabadani e duas outras povoações xiitas na província de Idlib, onde os combates têm sido ferozes.

A pausa nas hostilidades vai permitir evacuar feridos e populações e fornecer ajuda médica e mantimentos

Um pequeno avanço diplomático no complicado xadrez político do conflito sírio, que poderá estar ligado ao sucesso das negociações os Estados Unidos e o Irão sobre o programa nuclear iraniano.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, confirmou que o Irão se mostrou favorável a trabalhar para resolver conflitos regionais.

Os iranianos fazem atualmente um esforço diplomático na região. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, esteve em Beirute para debater um novo plano para resolver a crise na Síria.

Detalhes do plano serão revelados depois de discutido com Damasco, cidade que o chefe da diplomacia iraniana visita esta quarta-feira. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA