Rússia pronta para intensificar cooperação militar com Angola

(Sputnik/ Evgeni Biyatov)
(Sputnik/ Evgeni Biyatov)
(Sputnik/ Evgeni Biyatov)

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou que Angola poderá garantir a segurança na África Central e que Moscovo está pronta para ajudar a melhorar as capacidades profissionais das Forças Armadas angolanas.

A respectiva declaração foi feita neste sábado (1 de Agosto) durante os primeiros Jogos Militares Internacionais, que decorrem de 1 a 15 de Agosto na Rússia.

Mais cedo o ministro russo reuniu-se com o seu colega angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, para discutir a cooperação técnico-militar entre os dois países.

“Nós, certamente, saudamos a vontade da liderança [angolana] de melhorar ainda mais a cooperação bilateral multifacetada, incluindo a cooperação no sector da defesa. Estamos dispostos a ajudar em tudo o que for possível”, disse Shoigu.

Militares das Forças Armadas de Angola (Sputnik/ Iliya Pitalev)
Militares das Forças Armadas de Angola (Sputnik/ Iliya Pitalev)

Angola é um dos principais parceiros da Rússia em África. Os dois países têm uma posição comum sobre uma série de questões internacionais, incluindo o conflito sírio.

Em 2013 a Rússia concordou em fornecer armas e equipamento militar a Angola no valor de US$ 1 bilião, incluindo peças de reposição para armas de fabricação soviética, armas ligeiras, munições, tanques, artilharia e helicópteros de diferentes tipos.

Os Jogos Militares Internacionais reunirão mais de 2.000 soldados de 17 países. As competições serão realizadas em 11 locais diferentes da Rússia. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA