Rússia pronta para intensificar cooperação militar com Angola

(Sputnik/ Evgeni Biyatov)
(Sputnik/ Evgeni Biyatov)
(Sputnik/ Evgeni Biyatov)

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou que Angola poderá garantir a segurança na África Central e que Moscovo está pronta para ajudar a melhorar as capacidades profissionais das Forças Armadas angolanas.

A respectiva declaração foi feita neste sábado (1 de Agosto) durante os primeiros Jogos Militares Internacionais, que decorrem de 1 a 15 de Agosto na Rússia.

Mais cedo o ministro russo reuniu-se com o seu colega angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, para discutir a cooperação técnico-militar entre os dois países.

“Nós, certamente, saudamos a vontade da liderança [angolana] de melhorar ainda mais a cooperação bilateral multifacetada, incluindo a cooperação no sector da defesa. Estamos dispostos a ajudar em tudo o que for possível”, disse Shoigu.

Militares das Forças Armadas de Angola (Sputnik/ Iliya Pitalev)
Militares das Forças Armadas de Angola (Sputnik/ Iliya Pitalev)

Angola é um dos principais parceiros da Rússia em África. Os dois países têm uma posição comum sobre uma série de questões internacionais, incluindo o conflito sírio.

Em 2013 a Rússia concordou em fornecer armas e equipamento militar a Angola no valor de US$ 1 bilião, incluindo peças de reposição para armas de fabricação soviética, armas ligeiras, munições, tanques, artilharia e helicópteros de diferentes tipos.

Os Jogos Militares Internacionais reunirão mais de 2.000 soldados de 17 países. As competições serão realizadas em 11 locais diferentes da Rússia. (sputniknews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA