Reino Unido acusa a Espanha de invadir águas territoriais de Gibraltar

(AP Photo/ Laura Leon)
(AP Photo/ Laura Leon)
(AP Photo/ Laura Leon)

Um novo problema diplomático entre o Reino Unido e a Espanha envolvendo Gibraltar eclodiu neste domingo (9). Em um comunicado, Londres acusou navios espanhóis de terem invadido as águas do território britânico ultramarino na península ibérica.

“As repetidas incursões nas águas territoriais britânicas de Gibraltar são uma clara violação da soberania do Reino Unido por outro país da União Europeia. Nós vamos tratar disto como uma questão de urgência com as autoridades espanholas”, afirmou em nota o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire.

A violação territorial teria acontecido quando um barco e um helicóptero espanhóis perseguiam uma outra embarcação também da Espanha, supostamente por ter possivelmente cometido algum crime. No entanto, a chancelaria do Reino Unido alega não ter recebido qualquer tipo de notificação oficial sobre o fato.

O território de Gibraltar fica ao sul da Península Ibérica e foi cedido pela Espanha ao Reino Unidos em 1713 pelo Tratado de Utrecht. No entanto, Madrid recentemente voltou a reivindicar a soberania sobre a região. Em 1967, a população em referendo optou maciçamente por continuar sob o governo britânico. Já em 2002, uma nova votação rejeitou com 99% dos sufrágios a possibilidade de partilha da soberania. Desde então, os gibraltinos têm negociado com as autoridades do Reino Unido uma maior autonomia. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA