Pérola e Anselmo entre os melhores

Cantora Pérola (Foto: Angop)

Os artistas Anselmo Ralph e Pérola constam dos nomeados para os African Entertainment Awards 2015, na categoria de melhores lusófonos, anunciou ontem a organização do concurso.

Cantora Pérola (Foto: Angop)
Cantora Pérola (Foto: Angop)

A votação online vai até Outubro, através do endereço http://www.africanentertainmentaward.com/music-nominees.html. Os artistas angolanos concorrem para os prémios de melhor voz masculina e feminina, respectivamente, dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP).

Anselmo Ralph tem como concorrentes o moçambicano Stewart Sukuma, o grupo guineense Tabanka Djazz, o grupo santomense Calema e o cabo-verdiano Nelson Freitas.

Já Pérola faz parte da lista na qual estão também a moçambicana Neyma, a cabo-verdiana  Suzanna Lubrano,  a guineense Karyna Gomes e a santomense Bruna Lee.

Esta categoria foi incluída no African Entertainment Awards- USA no âmbito de uma parceria com a organização do Cabo Verde Music Award By Unitel T+ (CVMA).

Anselmo Ralph e Pérola juntam-se ao grupo Os Detroia, que está indicado na categoria de “Revelação e Artistas em Ascenção”, com o kuduro “Bela”. Dj Darcy concorre a classe de “Melhor Colaboração”, com a música “Wawera”.  Maya Zuda concorre a classe de “Single Feminino do Ano”, com o tema “Kwankwaram”.

Perfil dos artistas

Anselmo Ralph, de nome completo Anselmo Cordeiro da Mata,   publicou o seu primeiro CD,   “Histórias de Amor”, em Janeiro 2006. No ano seguinte lançou “As últimas histórias de Amor” e, em 2009, “O Cupido” (Duplo CD e DVD).

Dois anos mais tarde colocou no mercado o maxi-single “A Dor Do Cupido”. No palmarés de Anselmo Ralph  constam  inúmeros prémios, com destaque para o de “Melhor artista lusófono do ano”, conquistado no concurso MTV África Music Awards (2013).

Em 2006, Anselmo Ralph foi nomeado pela cadeia televisiva sul-africana  Channel O  o melhor cantor de R&B, tendo sido também nomeado na categoria de Melhor Artista Africano na gala de consagração dos MTV Europe Music Awards 2006 (Novembro), realizados em Copenhaga, na Dinamarca.

O artista venceu duas edições do Angola Music Award (2013 e 2014) arrebatando consecutivamente os troféus nas categorias de “Melhor Álbum”, “Artista mais popular na Internet”, “Melhor R& B soul” e “Artista Masculino do Ano”.

Jandira Sassingui, de nome artístico Pérola, nasceu no Huambo e estreou-se no mercado discográfico em 2004, com   “Meus Sentimentos”, a que se seguiu, em 2010,   “Cara & Coroa”.

Pérola é a única voz feminina angolana que conquistou o prémio Kora, na categoria de “Melhor Voz Feminina da África Austral”, em 2005. A artista foi também distinguida como “Diva da Música”, em 2009, “Diva do Momento” e “Diva do Ano”, em 2010, no concurso Divas Angola.

Conquistou também outros prémios: Em 2004 – Prémio Rádio Luanda, na categoria de Revelação Feminina;  “Prémio Moda  Luanda” (oitava Edição), na categoria de “Melhor Intérprete Feminina”. Em 2005- Prémios Kora, na categoria de “Melhor Artista Feminina da África Austral”.
Participou em concursos para a descoberta de talentos na Namíbia, onde conquistou dois troféus, “Melhor Dueto” e “Melhor Performance Feminina da Noite”.

O African Entertainment Awards (AEA-USA) é um evento que  premeia  artistas  e empreendedores africanos que se destacam no mundo,   reforça a comunidade artística e empresarial africana e promove, através dela, as questões da igualdade e tolerância para com o povo africano na América e a sua diáspora.

O African Entertainment Awards  premeia quatro grandes áreas: Música; Televisão&Cinema; Empreendedorismo e Comunidade.

Os AEA-USA vão realizar-se anualmente nos Estados Unidos, em Newark/Nova Jersey e a primeira edição é em 31 de Outubro.

A parceria surge do objectivo traçado pela organização  a Cabo Verde Music Award By Unitel T+ (CVMA) de apoiar a internacionalização e projecção da música dos Países de Língua Oficial Portuguesa no mundo.

Neste mesmo sentido, a Cabo Verde Music Award By Unitel T+ (CVMA).têm já registado o evento PALOP Music Awards para o qual estão   a decorrer as conversações com os restantes produtores dos Music Awards dos países falantes de língua portuguesa. (ja.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA