Penálti ao cair do pano dá triunfo a Sporting ‘perdulário’

(DR)
(DR)
(DR)

‘Leões’ abriram a edição 2015/16 da liga portuguesa com um empate sem sabor depois de ter estado a vencer desde os 15 minutos iniciais.

A liga portuguesa 2015/16 já começou e coube a Tondela e Sporting abrirem as hostilidades no Estádio Municipal de Aveiro. A turma ‘verde e branca’ chegava à primeira jornada motivada pela conquista da Supertaça frente ao rival Benfica e tinha a pressão do jogo do seu lado.

Já o primo-divisionário Tondela, orientado por Vítor Paneira, apenas tinha a obrigação de demonstrar bom futebol.

O jogo acabou com uma vitória do Sporting por 2-1, com golos de João Mário e Adrien para a turma visitante e Luís Alberto para o conjunto da casa.

O Sporting começou avassalador, com total domínio da posse de bola e os jogadores sabiam o que fazer sempre que tinham o esférico em seu poder. Jefferson, com constantes raides pela esquerda, Brayan Ruiz, que era o dinamizador do ataque, Carrillo e Slimani tentaram mais do que uma vez a finalização sem sucesso.

Aos 15 minutos, João Mário abriu o marcador, ao aproveitar uma segunda bola para fazer o golo. A jogada começou com um cruzamento de Bryan Ruiz que foi prontamente limpo pela defensiva viseense. A verdade é que a bola sobrou para João Mário que adiantou a equipa no marcador e fez os adeptos sonharem com uma grande partida.

Até ao final dos primeiros 45 minutos, o Sporting foi sempre mais forte contra um Tondela encolhido e que não criou grandes problemas.

No segundo tempo, o sentido do encontro parecia continuar, mas a desvantagem pareceu nunca se ter importando muito com a desvantagem mínima. O Sporting não mostrava o mesmo acerto na forma de chegar à área adversária e o Tondela acabou por chegar ao empate de forma inesperada.

Luís Alberto surgiu ao segundo poste e fez o golo de cabeça, aos 56′, na sequência de um livre lateral.

A partir daqui o ‘leão’ tentou ir à procura do resultado, mas já não demonstrava a mesma clarividência e nem as entradas do ‘talismã’ Mané ou de Montero conseguiram diminuir as dificuldades em bater a dafesa do Tondela que se manteve sempre bem organizada.

Quando já se esperava o apito final, Carlos Xisatra assinala o penálti que carimbou a vitória para os ‘leões’. O capitão Adrien foi o marcador do tento que deu três pontos à turma de Alvalade.

Um elogio para a equipa do centro do país por ter sido sempre muito consistente e por ter gerido os tempos do jogo da forma que mais lhe convinha no segundo tempo.

Para já, o Sporting lidera a liga portuguesa, com três pontos, enquanto o Tondela não soma nenhum.

95 – Final da partida no Municipal de Aveiro. Sporting vence por 2-1.

94 – Adrien carimba o 2-1 final na conversão de um penálti.

87 – Sporting tenta último pressing, mas defensiva do Tondela mantèm-se coesa.

80 – Tondela perto de dar a volta ao marcador. Jogada pela esquerda de Murillo, que passa por Adrien e vê Naldo cortar o passe para a finalização de um jogador do Tondela.

77 – Fredy Montero cruza para a área já junto à linha final e reclama grande penalidade por mão na bola.

73 – Téo Gutiérrez substituído por Fredy Montero.

68 – Sai Bryan Ruiz e entra Carlos Mané.

65 – Lúis Machado entra na área com a bola controlada e com espaço, mas não teve arte para fazer um remate colocado e a bola saiu muito por cima.

56 – GOLO do Tondela! Luís Alberto atirou para o fundo da baliza, depois de aparecer ao segundo poste.

53 – Slimani enviou a bola por cima, dpeois de uma jogada toda ela feita ao primeiro toque. Sporting perde outra boa oportunidade.

52 – Adrien Silva viu amarelo depois de fazer uma falta que travou o contra-ataque do Tondela.

49 – Jefferson converte um livre na esquerda, tendo decidido rematar diretamente à baliza, com a bola a sair muito por cima. Sem perigo.

46 – Começa a segunda parte.

55 – GOLO! Luís Alberto iguala na sequência de uma bola parada. O jogador apareceu ao segundo poste para atacar a bola e contou ainda com a permissividade de Rui Patrício e Carrillo.

45 – Intervalo em Alvalade. Sporting vence por 1-0, um golo de João Mário marcado à passagem do quarto de hora.

40 – Jogo de baixo ritmo no Municipal de Aveiro.

33 – Sporting controla a bola como quer e Tondela está mais na expetativa, depois de ter tentado aproximar-se baliza, mas sem grande perigo.

21 – Carrillo tentou o chapéu após um passe longo de Naldo, mas Matt Jones desviu o remate do peruano e evitou o segundo golo.

17 – Carrillo, à entrada da área, finta dois ateltas do Tondela e entra na área como quer, mas o remate sai ao lado da equipa da casa.

15 – GOLO! João Mário abre o marcador, com alguma sorte após cruzamento de Bryan Ruiz. O costa-riquenho viu a defesa aliviar o cruzamento numa primeira fase, mas João Mário surgiu numa segunda linha.

12 – Carrillo viu um cruzamento forte e rasteiro da esquerda sair muito rente ao poste, com o peruano a não conseguir encostar.

10 – Bryan Ruiz trabalha com qualidade já dentro da área, assistindo rasteiro para Slimani que remata fraco e vê Matt Jones defender a bola.

5 – Tondela tenta o primeiro ataque e ganha canto. Da bola parada não saiu qualquer perigo.

3 – Sporting mais pressionante nos primeiros minutos do encontro, principalmente pelo lado esquerdo do ataque.

1 – Começou o Tondela-Sporting e a Liga portuguesa 2015/16.

Tondela e Sporting abrem esta sexta-feira as hostilidades da edição 2015/16 da Liga NOS. Os ‘leões’ chegam ao Estádio Municipal de Aveiro motivados pela conquista da Supertaça de Portugal, enquanto o conjunto do distrito de Viseu quer mostrar valor depois de ter sido promovido ao principal escalão nacional.

Confira os onzes:

Tondela: Matt Jones; Edu Machado, Bruno Nascimento, Kaká, Tinoco; Luís Alberto, Lucas Souza, Hélder Tavares; Machado, Murillo e Nathan;

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Naldo, Paulo Oliveira, Jefferson; Adrien, João Mário, Bryan Ruiz e Carrillo; Téo Gutiérrez e Slimani. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA