ONU convida Presidente nigeriano a contribuir para nova resolução contra terrorismo

Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari (Foto: AFP)
Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari (Foto: AFP)
Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari (Foto: AFP)

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, aceitou um convite do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para participar numa reunião dos líderes do mundo em Nova Iorque que deve elaborar um novo plano de ação contra o terrorismo.

O Presidente americano, Barack Obama, e o seu homólogo francês, François Hollande, vão igualmente participar na reunião marcada para 28 de setembro com vista a examinar um novo projeto de resolução da ONU para combater o extremismo.

Ban, que chegou domingo à Nigéria para uma visita de dois dias, afirmou que a ONU espera pela participação e pela experiência “do Presidente Buhari para concluir os planos visando introduzir uma nova resolução contra o terrorismo na Assembleia Geral”.

Ele convidou igualmente o Presidente Buhari para uma reunião dum grupo seletivo de 25 líderes do mundo em Nova Iorque, a 27 de setembro, para examinar um acordo mundial sobre a mudança climática.

Ao entregar os convites segunda-feira em Abuja, o Secretário-Geral indicou que o fez em reconhecimento pela vontade política manifestada pelo Presidente Buhari para combater o terrorismo na Nigéria e resolver as questões ambientais.

Ban saudou as decisões tomadas pela administração de Buhari para limpar Ogoniland e prometeu o apoio total da ONU neste exercício.

“Vamos encontrar os meios de completar a vossa liderança para a reforma ambiental. Estamos satisfeitos com os planos visando restaurar Ogoniland e vamos ver como vos acompanhar nesta operação”, garantiu Ban ao Presidente Buhari. (panapress.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA