Ler Agora:
ONU conclui plano de acção para o planeta até 2030
Artigo completo 2 minutos de leitura

ONU conclui plano de acção para o planeta até 2030

(AFP)

(AFP)

Os países-membros da Organização das Nações Unidas deram seu aval neste domingo a um plano de acção para erradicar a extrema pobreza no mundo até 2030.

Ao fim de uma semana de intensas negociações na sede da ONU em Nova York, especialistas e diplomatas dos 193 países adoptaram um projecto de aproximadamente 30 páginas intitulado “Transformar nosso mundo, programa de desenvolvimento sustentável até 2030”.

O ambicioso programa será submetido para adopção formal aos chefes de Estado e de governo nos dias 26 e 27 de Setembro em Nova York, à margem da sessão anual da Assembleia-Geral.

O texto contém 17 metas de desenvolvimento sustentável, que levam a outros 169 “pontos sensíveis”. A primeira meta é de “eliminar a pobreza sob todas as suas formas e em todo o mundo”.

O objectivo número 13 convoca os governos a “tomar urgentemente medidas para a luta contra as mudanças climáticas e suas repercussões”.

Os responsáveis da ONU destacaram o vínculo de seu programa com as negociações sobre o clima que acontecerão no fim de Dezembro em Paris. O documento pede que seja concluído em Paris “um acordo ambicioso e universal sobre o clima”.

As 17 metas devem entrar em vigor em 1º de Janeiro de 2016, mas elas serão voluntárias para cada Estado, que escolherá os meios para alcançá-las. (swissinfo.ch)

afp_tickers

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »