Obama exalta resiliência de Nova Orleães face ao furacão Katrina (Vídeo)

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

No décimo aniversário do furacão Katrina, o Presidente dos Estados Unidos foi a Nova Orleães, a cidade mais atingida pela tempestade, para homenagear a resiliência dos habitantes.

Barak Obama criticou a “desigualdade estrutural de muitas décadas” e evocou a urgência de medidas que combatam as alterações climáticas.

O Presidente criticou a resposta ineficiente do Governo federal à crise humanitária e à catástrofe ambiental, lembrando que “aquilo que começou por ser uma catástrofe natural, transformou-se num desastre fabricado pelo homem, o fracasso flagrante de um Governo que deveria ter protegido os seus cidadãos”.

Reservando as palavras mais calorosas para os habitantes de um dos bairros problemáticos da cidade, na zona mais devastada pelo furacão, onde inaugurou um novo centro comunitário, Obama apontou-o como “o símbolo da extraordinária resiliência desta cidade”.

A tempestade originada pelo furacão Katrina atingiu Nova Orleães no dia 29 de Agosto de 2005, destruindo por completo o sistema de diques e canais que protegia a cidade das águas do rio Mississipi e do lago Pontchartrain. Em menos de cinco horas, 80% do território ficou submerso.

A tragédia saldou-se em mais de 1800 vítimas mortais e quase um milhão de desalojados. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA