Nigéria: Serviços Secretos nigerianos prendem um dos principais comandantes do Boko Haram

BANDEIRA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

Abuja – O serviço de inteligência nigeriano anunciou domingo a prisão de homens suspeitos de serem líderes do Boko Haram, incluindo um dos principais comandantes do grupo islamita, que estariam ligados a vários atentados suicidas.

BANDEIRA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)
BANDEIRA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

O Departamento de Segurança do Estado (DSS) da Nigéria informou em um comunicado que prendeu, entre Julho e Agosto, Usman Shuiabu, conhecido como Money, e outros importantes membros do grupo extremista nos Estados de Lagos, Kano, Plateau, Enugu e Gombe.

“Deve-se notar em particular a prisão em 8 de Julho de 2015, no Estado de Gombe (nordeste), dos líderes da coordenação e execução dos atentados suicidas em Potiskum, Kano, Zaria e Jos”, acrescentou o DSS.

“Shuaibu confessou ser o líder de uma equipa de nove membros da seita responsável por realizar ataques suicidas. Ele revelou que quatro dos nove foram utilizados como homens-bomba”, segundo o comunicado.

O DSS afirma ainda que a prisão de Shuaibu e outros líderes desta célula abrandou os atentados do grupo islamita.

Nas últimas semanas, o Boko Haram realizou ataques ao longo da fronteira da Nigéria, em Camarões e Tchad.

A insurgência do Boko Haram e sua repressão pelo exército mataram mais de 15.000 pessoas na Nigéria desde 2009, principalmente no norte, de maioria muçulmana.

Uma força multinacional de intervenção conjunta (MNJTF), à qual devem participar Nigéria, Níger, Tchad, Camarões e Benin, foi criada para lutar contra o Boko Haram. Ela deve ter 8.700 homens e ser implantada em breve. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA