Nigéria: Estados Unidos condenam ataque terrorista no nordeste do país

MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

Lagos – Os Estados Unidos condenaram firmemente o último ataque terrorista perpetrado no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, que teria feito mais de 40 mortos e dezenas de feridos num mercado cheio na cidade de Sabon Gari.

MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)
MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

Num comunicado de imprensa transmitido quarta-feira à PANA, a partir de Washington, capital norte-americana, a Administração Obama apresenta as suas “sentidas condolências às famílias e aos amigos das vítimas”.

“Vamos continuar a apoiar os esforços da Nigéria para julgar os responsáveis por este ataque e pelos anteriores atentados”, indica a nota assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.

O documento reitera que o povo do norte da Nigéria “merece viver livre da violência e do terror”.

Segundo Kirby, os Estados Unidos continuarão a ajudar a Nigéria e seus parceiros regionais na sua luta contra o terrorismo. “Saudamos os esforços em curso do Exército nigeriano, bem como das forças de defesa e segurança do Tchad, do Níger e dos Camarões pelos progressos realizados no quadro da luta contra a seita Boko Haram”, sublinha.

A nota prossegue que os Estados Unidos estão ao lado do povo nigeriano na sua luta contra o extremismo violento pelo que vão continuar a colaborar estreitamente com o Governo nigeriano e parceiros internacionais para combater a seita Boko Haram e assistir “as vítimas da brutalidade insensata”.

Embora nenhum indivíduo ou grupo tenha reivindicado a responsabilidade por este ataque, este ocorreu num local onde centenas de pessoas foram mortas, nas últimas semanas, por presumíveis membros do grupo terrorista Boko Haram. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA