Nigéria: Estados Unidos condenam ataque terrorista no nordeste do país

MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

Lagos – Os Estados Unidos condenaram firmemente o último ataque terrorista perpetrado no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, que teria feito mais de 40 mortos e dezenas de feridos num mercado cheio na cidade de Sabon Gari.

MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)
MAPA DA NIGÉRIA (Foto: Angop)

Num comunicado de imprensa transmitido quarta-feira à PANA, a partir de Washington, capital norte-americana, a Administração Obama apresenta as suas “sentidas condolências às famílias e aos amigos das vítimas”.

“Vamos continuar a apoiar os esforços da Nigéria para julgar os responsáveis por este ataque e pelos anteriores atentados”, indica a nota assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.

O documento reitera que o povo do norte da Nigéria “merece viver livre da violência e do terror”.

Segundo Kirby, os Estados Unidos continuarão a ajudar a Nigéria e seus parceiros regionais na sua luta contra o terrorismo. “Saudamos os esforços em curso do Exército nigeriano, bem como das forças de defesa e segurança do Tchad, do Níger e dos Camarões pelos progressos realizados no quadro da luta contra a seita Boko Haram”, sublinha.

A nota prossegue que os Estados Unidos estão ao lado do povo nigeriano na sua luta contra o extremismo violento pelo que vão continuar a colaborar estreitamente com o Governo nigeriano e parceiros internacionais para combater a seita Boko Haram e assistir “as vítimas da brutalidade insensata”.

Embora nenhum indivíduo ou grupo tenha reivindicado a responsabilidade por este ataque, este ocorreu num local onde centenas de pessoas foram mortas, nas últimas semanas, por presumíveis membros do grupo terrorista Boko Haram. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA