Namibe: IDF aconselha população a evitar queima anárquica de árvores

(Foto: Angop)

Namibe – O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no Namibe, Pedro Chivela Joaquim, advertiu a população da comuna do Munhino, município da Bibala, a evitarem a prática de queima anárquica de árvores, por forma a preservar e conservar a biodiversidade.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

Em entrevista segunda-feira à Angop, afirmou que a queimadas anárquicas acarretam a destruição de diversas espécies de arvores do solo.

“ Na zona norte da nossa província, concretamente no Munhino, município da Bibala, temos assistido a queima  anárquica de arvores principalmente a de espécie “ Mutiaty”, para o fabrico de carvão ou lenha, facto que nos preocupa bastante porque já estamos a depararmos com áreas despovoadas“, lamentou.

Sublinhou que tal prática ganha repercussão porque as populações entenderam fazer desta actividade uma fonte de negocio para a sua sobrevivência, onde diariamente são produzidos mais de vinte sacos de carvão.

“ Para solução de tal acção o IDF esta a sensibilizar a população a praticar a agricultura em áreas consideradas férteis e identificadas pelo governo da província e ainda a fazer a plantação de outras novas arvores nestas áreas descobertas, por forma a contribuir para um ambiente sadio, acrescentou.

Nesta localidade, o Instituto Florestal de Desenvolvimento Florestal esta a fazer o repovoamento de varias espécie como Prosopis Hetifliosa, Shimus Molle, Leocena, Gliricidia Sapium  Acácia Nilotica. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA