Moxico: Cinco mil pessoas concluem aulas de alfabetização no Léua

Adultos estão a aprender a ler e a escrever (Foto: Angop)

Léua – Cinco mil e 951 adultos, das quais 3.065 mulheres, preparam-se para concluir em Outubro próximo, os módulos I, II e III de alfabetização nos métodos “Sim eu posso” e “Gostar de ler e escrever”, no município do Léua, província do Moxico.

Adultos estão a aprender a ler e a escrever (Foto: Angop)
Adultos estão a aprender a ler e a escrever (Foto: Angop)

Em declarações à Angop, quarta-feira, na circunscrição, o coordenador local do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), David Yambo Gomes, disse que as aulas decorrem sem sobressaltos na sede do município e na comuna do Liangongo, tendo sido criadas 73 turmas.

Lembrou que a ideia é acabar com o índice de analfabetismo na região, actualmente calculado em 65 porcento, daí que o desafio das autoridades locais é expandir para as regiões mais recônditas do município.

Desde a implementação do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em 2012, no município do Léua, foram alfabetizados 11.546 adultos, dos quais 7.220 mulheres.

O município do Léua está situado 62 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico e conta com uma população de 21 mil e 447 mil habitantes (Censo2015), na sua maioria camponesa. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA