Moçambique: Presidente Nyusi visita India para reforço da cooperação

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, (Foto: Angop)

Maputo – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, deixou nesta segunda-feira Maputo com destino a Índia, onde, de 5 a 8 de Agosto corrente, efectua uma visita de Estado, a convite do seu homólogo indiano, Pranab Mukherjee, com o reforço da cooperação no topo da agenda.

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, (Foto: Angop)
Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, (Foto: Angop)

A visita do Chefe do Estado moçambicano, segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República, tem como objectivo o reforço e aprofundamento das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países.

“Durante a visita, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi vai reunir-se com o Presidente e Vice- Presidente da Índia, bem como manter conversações oficiais com o Primeiro-Ministro e participar em dois Fóruns de Negócios, na cidade de Nova-Delhi e no Estado de Gujarat, respectivamente”, refere o comunicado.

Consta ainda da agenda do Estadista moçambicano visitas a empreendimentos económicos ligados aos sectores energético e da agricultura.

Nesta visita, o Presidente da República faz-se acompanhar pela esposa, Isaura Nyusi, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, e dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Couto.

Fazem igualmente parte os titulares das pastas dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, deputados da Assembleia da República, uma delegação de empresários moçambicanos, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Esta é a primeira visita que Filipe Nyusi efectua a Índia, e ao continente asiático, desde a sua investidura no cargo de Presidente da República, em Janeiro último, na sequência da sua vitória nas eleições de 15 de Outubro de 2014. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA