Ministério do Ensino Superior confere posse a quadros de três Institutos no Kilamba

(Foto: Portal de Angola)
(Foto: Portal de Angola)
(Foto: Portal de Angola)

A Universidade Agostinho Neto tem a funcionar na centralidade do Kilamba, quatro novos institutos superiores, que correspondem à imperiosa necessidade de formação de quadros nas áreas do Desporto, Artes, e Ciências da Comunicação, este último, situado no quarteirão B, da centralidade do Kilamba.

Corpos dirigentes dos três Institutos Superiores da UAN. (Foto: Portal de Angola)
Corpos dirigentes dos três Institutos Superiores da UAN.
(Foto: Portal de Angola)

O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento convidou o seu homólogo, da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, para testemunhar a cerimónia conjunta de tomada de posse do corpo dirigente dos três institutos superiores, instalados no quarteirão U19 do Kilamba, dando cumprimento a uma responsabilidade afecta à sua gestão.

Apesar de estarem já em actividade há um ano lectivo, com alunos inscritos em várias especialidades, os três institutos partilham, por enquanto de um espaço comum, devidamente seccionado e com funcionalidades específicas.

Os ministros do Ensino Superior e da Juventude e Desportos, respectivamente, Adão do Nascimento e Gonçalves Muandumba. (Foto: Portal de Angola)
Os ministros do Ensino Superior e da Juventude e Desportos, respectivamente, Adão do Nascimento e Gonçalves Muandumba.
(Foto: Portal de Angola)

O curso de Educação Física e Desporto iniciou no passado ano lectivo, com 60 alunos 38 dos quais a frequentarem o segundo ano. Tem duração de cinco anos e foi inspirado no modelo cubano de ensino, que se revelou como o mais adequado para Angola.

Na Europa cursos do género têm duração de três anos, à luz do processo de Bolonha, que uniformiza a formação superior no ramo das ciências sociais para 36 meses.

Os ministros depois da cerimónia oficial (Foto: Portal de Angola)
Os ministros depois da cerimónia oficial
(Foto: Portal de Angola)

O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento realçou durante a cerimónia o papel destes institutos na formação de quadros capazes de responderem à procura do mercado de trabalho nacional.

O Ministério da Juventude e Desportos, entidade interessada em capacitar e dotar as suas estruturas com quadros de nível médio e superior participa neste esforço nacional com alguns dos seus melhores quadros que integram o corpo docente do Instituto Superior de Educação Física da UAN. A perspectiva é apresentar nos próximos cinco a 10 anos, a primeira fornada de técnicos que irão preencher a nível nacional as necessidades do sector.

Quadros dos institutos (Foto: Portal de Angola)
Quadros dos institutos
(Foto: Portal de Angola)

O titular da pasta do Ensino Superior ao tomar a palavra durante a cerimónia realçou o papel das três unidades académicas, na formação do homem novo e cientificamente preparado para responder aos desafios do desenvolvimento social e económico do país.

Encorajou os estudantes a serem dignos do esforço do Executivo engajando-se na formação para preencherem as vagas existentes em vários domínios.

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria é a única entidade a depender da Universidade Agostinho Neto. A funcionar com apenas uma licenciatura – Gestão de Turismo – propõe-se no próximo ano lectivo a avançar com o curso de Gestão Hoteleira. Tem matriculados 68 alunos, distribuídos em duas turmas.

O Instituto Superior de Artes funciona com duas licenciaturas: música e artes plásticas. A música absorve 60 alunos e as artes plásticas, 54 formandos, distribuídos em salas, comportando cada uma 27 estudantes.

A coordenadora do Instituto Supºerior de Educação Física e Desportos, Ruth Tavares. (Foto: Portal de Angola)
A coordenadora do Instituto Superior de Educação Física e Desportos, Ruth Tavares.
(Foto: Portal de Angola)

O ISEFD, criado ao abrigo do Decreto nº 7/09 de 12 de Maio do Conselho de Ministros apresenta, além de infraestruturas adequadas de formação desportiva (campos de jogos e piscina) um sítio na Internet (http://www.isefd.comunidades.net). É dirigido por uma senhora, a Dra. Ruth Tavares, o docente Manuel Cirilo da Cruz, como director ad. Pedagógico e Moisés Graneira como secretário geral.

O Conselho Científico está a cargo do professor Raimundo Ricardo.

O curso em vigor é administrado com três anos de Educação Física e Desporto e dois de Especialização em Desporto.

O instituto funciona no Bié e na Huíla com dois pólos. (portaldeangola.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA