China valoriza e anima sessão nas praças europeias

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

As principais bolsas europeus estão a negociar em terreno positivo depois de na China a praça de Xangai ter fechado a valorizar mais de 5%, terminando assim a pior série de cinco sessões de perdas desde 1996.

As principais bolsas europeias negociam acima dos 2,5% e o índice de Lisboa acompanha esta tendência positiva. Oliver Roth, analista alemão do Oddo Seydler Bank, explica que “a crise na China ainda não terminou. Temos de perceber exatamente que tipo de efeitos teve na economia mundial. Ainda não são evidentes, por isso temos de estar atentos. Mas para já os mercados financeiros estabilizaram.”

De qualquer forma, e de acordo com fontes citadas pela Bloomberg, esta estabilidade pode ser fruto da intervenção do Governo chinês: o executivo de Pequim terá comprado acções de grandes empresas do país, para travar as enormes quedas do Shanghai Composite Index.

A Bloomberg diz também que a China terá reduzido este mês o montante que detém de obrigações do Tesouro norte-americanas para ajudar a suavizar a desvalorização da moeda chinesa. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA