Memória: há dez anos, Lula se dizia traído no escândalo do mensalão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Paulo Whitaker/Reuters)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Paulo Whitaker/Reuters)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Paulo Whitaker/Reuters)

No dia 12 de agosto de 2005, há pouco mais de 10 anos, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tentou se explicar publicamente das denúncias de corrupção que abalaram o seu governo.

Ele discursou em cadeia nacional sobre o escândalo do mensalão. Aparentando nervosismo, o petista pronunciou as palavras mais graves de seus dias na Presidência.

– Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país – disse ele, na abertura de uma reunião ministerial na Granja do Torto.

Lula não citou as pessoas que o fariam sentir-se traído. José Dirceu e Delúbio Soares, à época, estavam no epicentro do escândalo.

– O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória – disse Lula.

O ex-presidente ainda se comprometeu a trabalhar pela investigação de irregularidades.

– Se estivesse ao meu alcance, já teria identificado e punido exemplarmente os responsáveis por esta situação. Por ser o primeiro mandatário da nação, tenho o dever de zelar pelo estado de direito (…) Meu governo, com as ações da Polícia Federal, estão investigando a fundo todas as denúncias.

Após o escândalo, Lula apresentou outras versões sobre o mensalão. Já o tratou como uma tentativa de golpe contra o seu governo e anunciou que as denúncias de compra de voto no Congresso não passavam de uma farsa. O ex-presidente também já afirmou que a oposição inventou o mensalão como esquema de corrupção. ()

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA