Mais de um milhão de pessoas passam pela Casa da Juventude de Viana em nove anos

Pormenor da casa da Juventude (Foto: Angop)

Mais de um milhão de pessoas terão passado pela Casa da Juventude de Viana, província de Luanda, ao longo dos nove anos de existência do empreendimento informou, quarta-feira, na capital do país, o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Pormenor da casa da Juventude (Foto: Angop)
Pormenor da casa da Juventude (Foto: Angop)

Segundo o governante que falava à imprensa, a margem da cerimónia de um projecto de empreendedorismo P200, destinado à juventude, o referido número de visitantes demonstra a importância desta infra-estrutura comunitária.

Disse que a Casa da Juventude é também um espaço de educação informal dos jovens e apelou à classe juvenil de Viana e de Luanda a frequentar e a cuidar da instituição.

Sobre a construção de mais espaços similares pelo país, o ministro referiu que o plano já está definido e que é de responsabilidade dos governos locais a construção de casas da juventude nas suas respectivas províncias.

Em 2014, lembrou, foi inaugurada uma casa da juventude em Ndalatando, província do Cuanza Norte, sendo que o projecto será continuado em outras regiões.

A título de exemplo, ressaltou que o Centro Comunitário da Juventude do Kilamba Kiaxi, em Luanda, recebe mais de mil jovens/dia.

Esse dado, acrescentou, demonstra bem que se precisam de mais espaços do género, onde os jovens possam interagir, fazer uma formação, trocarem experiências, entre outras acções que ajudam no seu desenvolvimento, garantem a estabilidade e promoção da paz.

A Casa da Juventude de Viana, a primeira do género no país, foi inaugurada a 26 de Agosto de 2006, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A instituição é um recinto onde os jovens, além de frequentarem algumas acções formativas, recebem aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis e os perigos do uso de drogas e do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, entre outras acções. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA