Lunda Sul : Maternidade do Hospital Geral regista aumento de partos

BEBÊS NA INCUBADORA (Foto: JÚLIO VILINGA)

Saurimo – Três mil e 912 partos foram realizados durante o primeiro semestre do ano em curso na maternidade do Hospital Provincial da Lunda Sul, mais 867 em comparação com igual período anterior, informou hoje, sexta-feira, em Saurimo, a chefe de secção da referida instituição, Maria do Céu.

BEBÊS NA INCUBADORA (Foto: JÚLIO VILINGA)
BEBÊS NA INCUBADORA (Foto: JÚLIO VILINGA)

Maria do Céu   afirmou que está na base do aumento o facto das parturientes terem como preferência o hospital geral, dado os meios técnicos e humanos que possui actualmente, acrescentando que   o interesse das mulheres em darem à luz nas unidades sanitárias é fruto do aconselhamento que a maternidade tem vindo a realizar nas consultas de ginecologia.

Segundo ela, o número de mães grávidas que procuram a unidade para dar à luz ainda não é o desejado, mas os passos dados até ao momento é um sinal positivo de que os conselhos passados estão a ser acatados por elas.

” Nos últimos tempos as mulheres grávidas ganharam consciência de que os partos devem ser feitos nas unidades sanitárias, o que no passado não se verificava,   elas preferiam fazer os partos domiciliares que em muitas vezes resultavam em óbitos por falta de assistência adequada para o efeito’’ disse.

Fez saber que a maternidade vai continuar a sensibilizar as gestantes, de que o melhor e o mais acertado lugar para dar à luz é na maternidade, e não em casa, com auxílio de pessoas curiosas na matéria.

Acrescentou que os partos realizados nas unidades sanitárias são mais seguros, porquanto são realizados por técnicos especializados na matéria, capazes de ajudar a mulher a trazer um ser ao mundo sem dificuldades. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA