Líbia: Pelo menos 200 elementos da Boko Haram combatem com Estado Islâmico em Sirte

MAPA DA LÍBIA (Foto: Angop)

Trípoli – Pelo menos 200 combatentes da seita extremista islâmica nigeriana “Boko Haram” combatem em Sirte, na Líbia, ao lado da organização “Daech” (Estado Islâmico), segundo o analista nigeriano Jacob Zain.

MAPA DA LÍBIA (Foto: Angop)
MAPA DA LÍBIA (Foto: Angop)

Zain falava em declarações à revista “The Sentinelle”, divulgada pela fundação Jamestown, sediada em Washington, citada domingo pela imprensa líbia.

Ele afirmou que a abertura das vias de migração da Nigéria através do leste do Níger para a Líbia, facilitou grandemente a deslocação, e que a organização Daech pode facilitar pagar dinheiro a passadores para transportar combatentes (e armas) através deste itinerário”.

As forças de segurança nigerianas consideram que “os combatentes da Boko Haram se juntaram a outros grupos terroristas no norte do Níger”, segundo Zain.

A Boko Haram declarou obediência à organização “Daech”, em Março passado, e, em Junho, a Organização do Estado Islâmico anunciou o nascimento da sua vertente na África Ocidental.

O movimento terrorista Boko Haram consolidou os seus laços com a Daech, como a testemunha a chegada de extremistas proveniente da Nigéria para combater na Líbia, como o mostraram igualmente operações de detenções recentes no Líbano e na Índia, bem como a proibição dos milhares de jovens suspeitos de extremismo de deixar a Nigéria.

Mais de um milhar de pessoas foram mortas em actos terroristas desde a eleição do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, em Março, que prometeu erradicar a seita islamista Boko Haram cujo número de vítimas atingiu na Nigéria pelo menos 20 mil. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA