Jornadas Nacionais da Juventude Católica marcam semana social

Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)

A realização das primeiras Jornadas Nacionais da Juventude Católica, abertas quinta-feira, na cidade do Huambo, em que o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, disse que a Igreja Católica continua a ser uma excelente parceira do Estado angolano, fruto das suas acções sociais nos sectores da educação e saúde, foi destaque social na semana que hoje, sábado, termina.

Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)
Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)

Ao discursar na abertura da actividade,  a decorrer até domingo, o governante admitiu que os projectos sociais da igreja têm contribuído na promoção do bem-estar dos angolanos.

Gonçalves Muandumba disse que a Igreja Católica tem tornado os seus jovens donos dos próprios destinos na fé e no amor de Cristo, dotando-os de instrumentos para a sua realização pessoal e servirem fielmente e com zêlo à nação, com patriotismo, dentro das suas responsabilidades como força viva da sociedade.

A recomendação feita pelo arcebispo do Huambo, Dom José de Queiroz Alves, no âmbito do mesmo evento, de que os jovens da Igreja Católica devem construir o seu futuro com base nos princípios religiosos foi um dos aspectos marcantes.

O evento,   organizado pelo Secretariado da pastoral juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e que alberga também representantes de países africanos de expressão portuguesa, decorre sob o lema “Jovens, sede testemunhas do amor de Cristo”. Participam no mesmo três mil jovens.

Foi também noticiado na semana finda, o lançamento de um manual prático de formação em produção de hortaliças e plantas ornamentais na Cidadela “Jovens de Sucesso Kala Kala”, em Mazozo, no município de Icolo e Bengo, em Luanda, em cerimónia presidida pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, e presenciada pelo seu homólogo da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga.

O manual foi lançado depois de uma visita de constatação do funcionamento da Cidadela “Jovens do Sucesso de Cabiri”  e de Kala Kala, pelos ministros António Pitra Neto e Afonso Pedro Canga.

Na ocasião, o ministro António Pitra Neto realçou que o seu sector tem assistido, com muito interesse, a realização de inúmeras actividades, onde se procura inserir a formação da pecuária e agricultura no país com mais intensidade, daí a necessidade do lançamento do livro.

A homenagem feita à médica angolana Nádia Camate, que prestou assistência a uma cidadã americana a bordo de um avião da Companhia Aérea American Airlines, que fazia o trajecto Filadelfia/Houston, quando a passageira teve uma paragem cardíaca, foi igualmente destaque dos últimos sete dias.

Na ocasião, o bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, Carlos Alberto Pinto de Sousa, exortou os jovens médicos a primarem sempre pela solidariedade, humildade e prontidão, no desempenho das suas funções.

O bastonário disse que os jovens médicos, no exercício da profissão, devem sempre primar pela solidariedade, humildade, prontidão no atendimento, muito estudo, porque o que aprendem na Faculdade é apenas uma etapa, mas é o exercício da medicina e o dia-a-dia que vão levar a ser um profissional de elevada qualidade.

A notícia da morte de uma mulher, de 25 anos de idade, na tarde de quarta-feira, no Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda, com golpes de faca, pelo seu suposto patrão, foi também marcante.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector chefe Mateus Rodrigues, que revelou essa informação à imprensa, neste momento a corporação não pode avançar mais dados sobre a morte da jovem, para não atrapalhar as investigações. Um suspeito, de 56 anos de idade, foi detido e a Polícia diz estar também em posse do material do crime (faca).

A fonte adiantou que o crime foi praticado no interior do apartamento do suspeito, localizado nas proximidades da Rua Rainha Ginga, quando alegadamente a vítima decidiu fazer a cobrança dos salários em atraso, o que gerou o desentendimento entre as partes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA