Irão diz que Washington deve ganhar a confiança do povo iraniano

(Foto de Haidar Hamdani/AFP/Arquivos)
(Foto de Haidar Hamdani/AFP/Arquivos)
(Foto de Haidar Hamdani/AFP/Arquivos)

O governo dos Estados Unidos deve aproveitar a oportunidade do acordo nuclear entre o Irão e as grandes potências “para ganhar a valiosa confiança do povo iraniano”, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Teerão, Mohamad Javad Zarif.

“Os governos americanos anteriores desperdiçaram oportunidade (…) seria melhor aproveitar a oportunidade para ganhar a valiosa confiança do povo iraniano, abalada por décadas de políticas hostis dos Estados Unidos”, afirmou Zarif em um comunicado.

O ministro respondeu assim ao discurso de quarta-feira do presidente americano Barack Obama, para quem a alternativa ao acordo seria uma nova guerra no Oriente Médio. Ele pediu ao Congresso, dominado pela oposição republicana, que não boicote o texto.

Obama também ressaltou que será firme com os iranianos.

“Um repúdio ao acordo no Congresso deixaria uma única opção a toda a administração americana realmente decidida a impedir que o Irão desenvolva uma arma nuclear: outra guerra no Oriente Médio. Não o digo por ser provocador. É um facto”, disse Obama

“Há quase um século, o mundo civilizado abandonou a opção da coerção e das ameaças na política externa”, afirmou Zarif.

“A ameaça da força não acrescenta nada mais que um desperdício dos recursos e danos à reputação dos Estados Unidos”.

O acordo de 14 de Julho entre o Irão e as grandes potências prevê que o programa nuclear iraniano se limite ao uso civil, em troca da suspensão progressiva e reversível das sanções internacionais impostas à economia de Teerão. (afp.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA