Huila: Realizados 1.435 partos no hospital da Matala

Maternidade (Foto: Angop)

Matala – Mil e 435 partos foram realizados com sucesso no hospital municipal da Matala, 180 quilómetros a leste da cidade do Lubango, província da Huila, de Janeiro a presente data, 85 dos quais resultantes de cesariana.

Maternidade (Foto: Angop)
Maternidade (Foto: Angop)

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, a chefe de secção de partos do hospital municipal, Valeria Moisés, fez saber ter havido um aumento de 130 nascimentos comparativamente a igual período anterior.

A responsável realçou que os casos de nados mortos reduziram significativamente, fruto das palestras que têm sido realizadas nas unidades sanitárias e nas igrejas, sobre a importância das consultas pré-natais.

“Não são todas senhoras gestantes que apresentaram cadernos de consultas pré-natais nos serviços de partos, principalmente aquelas que vêm de zonas rurais, o que tem contribuído no surgimento de casos complicados, porque durante o período de gestação não recebem assistência médica”, sublinhou.

Lamentou, o facto de se registar muitos casos de adolescentes que engravidam e depois decidem abortar utilizando métodos desaconselháveis, que passados alguns dias descobrem que o feto não saiu, então recorrem a maternidade para fazer a assistência adequada, mas que nalguns casos terminam em morte.

O hospital funciona com 184 funcionários, dos quais sete médicos, nas áreas de medicina geral, pediatria, ginecologia obstetrícia, ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, estomatologia e de análises clínicas, bem presta serviços de PAV, testagem do Vih/Sida e de ecografia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA