Huíla: Quilengues ganha 48 técnicos médios de saúde

(Foto: Angop)

Quilengues – Quarenta e oito técnicos médios de saúde em formação nos cursos de análises clínicas e enfermagem-geral serão lançados em Outubro próximo no mercado para reforçar o quadro de pessoal das unidades sanitárias do município de Quilengues, província da Huila.

(Foto: Angop)
(Foto: Angop)

A informação foi hoje, terça-feira, prestada à Angop, nesta circunscrição, pelo administrador local, Armando Vieira, tendo explicado que os técnicos estão a ser formados em salas anexas da Escola Técnica de Saúde (ETFS), com sede na cidade do Lubango.

Indicou que a acção se enquadra no Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ), tendo inciado com 88 inscritos que frequentam aulas desde 2012.

O administrador afirmou que após a formação os futuros enfermeiros vão minimizar a carência de quadros que se regista no sector da saúde, tendo em conta o crescimento demográfico.

“Os finalistas integrarão imediatamente os serviços de saúde em 18 unidades sanitárias instaladas nas comunas do Dinde e Impulo, bem como no hospital municipal, visando a elevação da qualidade de serviços a prestar aos utentes”, disse.

Actualmente, o município necessita de quatro médicos das especialistas de pediatria, ginecologia e ortopédia, bem como de 56 enfermeiros para permitir o funcionamento normal da rede sanitária local, composta por dois centros e 16 postos de saúde.

O sector controla 45 técnicos básicos e médios de saúde e três médicos de clínica-geral, para assistir 68 mil 682 habitantes, cujas doenças mais comuns são a malária, doenças diarreica e respiratórias agudas e tuberculose. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA