Huíla: Director faz avaliação positiva do programa “Água para todos”

Huila: Lucrécio Costa - Director Nacional das Águas (Foto: Angop)
Huila: Lucrécio Costa - Director Nacional das Águas (Foto: Angop)
Huila: Lucrécio Costa – Director Nacional das Águas (Foto: Angop)

O director nacional das águas, Lucrécio Costa, disse sábado, na cidade do Lubango, que o programa “Água para Todos”, na província da Huíla está a conhecer resultados positivos, pois mais de 500 mil populares já beneficiam do projecto.

Falando aos jornalistas, depois de uma visita as obras em curso no Lubango, Lucrécio Costa,disse que todos os municípios da província ja têm água, apesar de não revelar o número de sistemas já construídos.

“O que vimos hoje na cidade do Lubango demonstra qualidade do trabalho e vontade do governo em reduzir o problema de falta de água as populações, por isso encorajamos a prosseguir com esta tarefa”, referiu o responsável.

Anunciou a implementação de vários projectos ligados à água para a cidade do Lubango, no quadro da linha de crédito do Banco Mundial (BM), que vai estender todos os bairros da sede capital da Huíla.

Segundo disse, três bairros do Lubango ganharam sistemas de fornecimento de água potável no âmbito do programa de desenvolvimento institucional do sector, e é assim que o governo vai continuar a apostar.

Em função deste programa, a sede capital da Huíla (Lubango) está também a beneficiar de um outro denominado “Águas do Lubango”, que entrou já na sua segunda fase de execução, cuja primeira permitiu substituir a rede de distribuição do centro urbano da cidade.

O mesmo é financiado por uma linha de crédito da Alemanha avaliado em 90 milhões de euros, cuja execução iniciou em 2011.

Por outro lado, mais de 192 mil populares da cidade do Lubango estão desde Abril do corrente ano a beneficiar de água potável através de 67 furos abertos no quadro do programa “ Água para Todos”, com um investimento de 128 milhões de Kwanzas.

Desde a implementação do programa em 2008, mais de 300 mil habitantes das comunas da Huíla, Hoque, Arimba, Quilemba e Sede beneficiaram através de construção de sistemas de fornecimento e pontos de água.

Durante a sua visita à província da Huíla, o director nacional da águas visitou as obra de captação da Nossa Senhora do Monte, da Humpata assim como o projecto “ Águas do Lubango”.

A província da Huíla tem uma população estimada em dois milhões, 354 mil e 398 habitantes de acordo com os dados provisórios do Censo 2014. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA