Huíla: Cuando Cubango constrói fazendas para alavancar produção agro-pecuária

Higino Carneiro - governador provincial do Cuando Cubango (Foto: Pedro Parente)
Higino Carneiro - governador provincial do Cuando Cubango (Foto: Pedro Parente)
Higino Carneiro – governador provincial do Cuando Cubango (Foto: Pedro Parente)

O governador provincial do Cuando Cubango, Higino Carneiro, anunciou, recentemente, na cidade do Lubango, Huíla, que o seu pelouro está a trabalhar, no sentido de construir 30 fazendas para alavancar a produção agro-pecuária na região.

“Neste momento, estamos a trabalhar para lançar um grande projecto, de construção de 30 fazendas de pecuária que vão, seguramente, servir de sustento nos próximos cinco a dez anos para todo o país”, explicou o dirigente.

Esta e outras acções estão contidas num plano do Governo da província, no sentido despertar interesse do empresariado e mobilizar investimentos para o lançamento da produção agro-pecuária, tendo em conta o processo em curso de diversificação da economia nacional.

Higino Carneiro indicou ainda o apoio prestado ao surgimento, no ano passado, da cooperativa de criadores de gado, a realização periódica de feiras, principalmente na região do Kuangar, entre outras que servem de incentivo ao crescimento da actividade pecuária.

Apesar de reconhecer que a produção pecuária é insipiente, disse que a sua província tem uma população animal já elevada, para acima de um milhão de cabeças, com características diferentes daquelas que existem na Huíla, Cunene e também no Namibe.

Relativamente a febre aftosa, o governador garantiu que a mesma se confina mais a fronteira com a República da Namíbia, no marco 35, e em animais de cidadãos daquele país, de resto, “ está perfeitamente controlada”.

O governador visitou esta cidade a propósito da feira agro-pecuária, que encerrou hoje, numa promoção da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola anualmente no mês de Agosto, no âmbito das festas da Nossa Senhora do Monte. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA