Huambo: Centro Elavaco diagnostica 488 casos de Vih/Sida em seis meses

Teste de VIH/Sida (D.R)

Huambo – Quatrocentos e 88 casos de Vih/Sida foram diagnósticos de Janeiro a Junho deste ano, na província do Huambo, pelo Centro Elavoco, destinado ao aconselhamento e testagem voluntária.

Teste de VIH/Sida (D.R)
Teste de VIH/Sida (D.R)

A responsável da unidade sanitária, Conceição Ferreira, informou quinta-feira, à Angop, que estes casos resultam de 4700 testes efectuados, no mesmo período.

Comparando com os primeiros seis meses de 2014, admitiu registar-se um aumento de 94 casos de Vih/Sida, uma vez que o centro também é procurado por cidadãos oriundos das províncias limítrofes.

Apesar de não ter entrado em mais detalhes, explicou que os 488 casos foram diagnosticados, maioritariamente, em cidadãos dos 25 aos 49 anos de idade, além de crianças dos zero aos 12 anos, que já nasceram com a doença.

Aos seropositivos, Conceição Ferreira aconselhou-os a evitarem o consumo de alimentos ácidos e com muito óleo, enlatados ou fora do prazo de validade, com óleo não vegetal, carnes gordurosas como a de porco, de bebidas alcoólicas, café, chás muito fortes e o excesso de doces e cigarros.

Disse ser necessário que tenham uma dieta equilibrada em qualidade, de modo a satisfazer a necessidade do aumento de energia e a construção e protecção do organismo, mantendo, deste modo, o apetite através do consumo de frutas e vegetais, facilmente encontrados no mercado, além de alimentos líquidos e semi-liquidos, para evitar o contágio de outras doenças.

O Centro Elavoco, inaugurado em 2009, possui uma sala de acompanhamento psico-social e um consultório médico, sendo que o seu funcionamento é assegurado, entre outros, por três médicos gerais e outros dois pediatras e uma psicóloga. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA