Grécia: Já só falta o acordo político para o 3.º resgate

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

Ainda faltam acertar “dois ou três detalhes”, como disse esta manhã o ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, à saída de uma maratona negocial de 23 horas num hotel de luxo em Atenas. Mas, do ponto de vista técnico, Grécia e credores internacionais chegaram a acordo para um terceiro programa de resgate, que garante um “financiamento de cerca de 85 mil milhões de euros” ao longo dos próximos três anos, informou o governo grego.

A Comissão Europeia já confirmou o “acordo de princípio, ao nível técnico”. Bruxelas não vai fazer comentários sobre qualquer detalhe do entendimento enquanto estiverem a “decorrer negociações e não for alcançado um acordo político”.

O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, conversa esta terça-feira com Angela Merkel e François Hollande. O acordo de princípio poderá ser aprovado, esta sexta-feira, na reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

Segundo as informações que vão chegando às agências de notícias e à imprensa internacional, antes de a Grécia começar a receber o resgate, o parlamento grego terá ainda que aprovar algumas “medidas prévias”, como a liberalização do setor do gás, a criação de um fundo de privatizações para angariar 50 mil milhões de euros, a eliminação dos subsídios de combustível para os agricultores, a subida do imposto solidário de 4% para 6% ou ainda a implementação de legislação para combater o crédito mal parado.

A Grécia tem até ao dia 20 de agosto para pagar uma dívida ao Banco Central Europeu superior a três mil milhões de euros.

As interrogações sobre se este será o último resgate à Grécia já começaram. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA