Grécia: Bolsa de Atenas reabre em forte queda

(DPA)
(DPA)
(DPA)

Depois de mais de um mês sem operar, bolsa cai quase 23% na abertura. Mercado de ações havia sido fechado junto com bancos do país para evitar fuga de capital e colapso do sistema bancário.

Após quase cinco semanas fechada, a bolsa de Atenas reabriu nesta segunda-feira (03/08) em queda de quase 23%, com o índice geral Athex em 615 pontos.

O presidente da Comissão de Mercado de Capital da Grécia, Costas Botopoulos, disse à emissora Skai esperar graves perdas no primeiro dia de negociações após mais de um mês. “É claro que pressão é esperada […] Mas precisamos esperar até o fim da semana para ver como a reabertura começará a ser tratada com maior frieza.”

O mercado está operando normalmente para investidores estrangeiros, mas para comerciantes locais foram mantidos limites para as transacções. O mercado de acções havia sido fechado no dia 29 de Junho, assim como os bancos gregos como parte das medidas de controle de capital implementadas para evitar a fuga de capitais e um colapso do sistema bancário do país.

Os bancos já haviam sido reabertos no dia 20 de Julho, mas foram mantidos limites para o valor de saque permitido. Temendo uma quebra dos bancos, a população retirou 40 biliões de euros de suas contas desde Dezembro do ano passado, segundo a Associação Bancária do país.

A Grécia ainda trava intensas negociações com seus credores internacionais na tentativa de definir os termos de um novo pacote de ajuda nas próximas duas semanas. (dw.de)

LPF/ap/rtr/efe/afp

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA