Futebol: Candidatos a árbitros em Benguela recebem formação

BENGUELA: PARTICIPANTES DO CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL (ARQ.) (Foto: Angop)

Benguela – Cinquenta e cinco jovens candidatos a novos árbitros e assistentes de futebol prosseguiram, quarta-feira, no Estádio Nacional de Ombaka, na província de Benguela, com o curso de arbitragem.

BENGUELA: PARTICIPANTES DO CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL (ARQ.) (Foto: Angop)
BENGUELA: PARTICIPANTES DO CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL (ARQ.) (Foto: Angop)

Numa iniciativa conjunta entre o Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA) e da Associação Provincial de Futebol de Benguela, a acção formativa tem duração de cinco dias, na qual os participantes estão a submetidos a testes físicos e teóricos.

Aberto terça-feira, o curso para novos árbitros, no qual concorrem candidatos dos municípios da Baía Farta, Benguela, Catumbela e Lobito, entre os quais oito mulheres, está a ser orientado por três monitores do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (FAF), que transmitem conhecimentos teóricos e práticos sobre as 17 regras do futebol.

Em declaração à Angop, o presidente do Conselho Provincial de Árbitros da Associação de Futebol de Benguela, Romualdo Nguenga, disse que o objectivo do curso é reduzir a carência de árbitros na região e satisfazer a demanda dos 29 jogos semanais, nas quatro competições oficiais locais, nomeadamente, os campeonatos provinciais de seniores, juniores, juvenis e iniciados em masculino.

Destacou a importância da formação, por contribuir para aumento de jovens no quadro da arbitragem de Benguela, assim como serve ainda para elevar a qualidade neste sector desportivo.

A província de Benguela, pontualizou, possui 50 árbitros, mas necessita de pelo menos 87 juízes, para satisfazer as necessidades da região.

Este é o primeiro curso do género a ser realizado na presente época futebolística a nível da província de Benguela. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA