França: Hollande condecora “heróis” do Thalys (vídeo)

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

O presidente francês, François Hollande, vai condecorar hoje com a Legião de Honra os três jovens norte-americanos e o britânico que frustraram o ataque no comboio de alta velocidade Thalys entre Amsterdão e Paris.

Um francês – que preferiu manter-se no anonimato e que terá sido o primeiro a encarar o atacante – também será galardoado, bem como outro passageiro que continua no hospital a recuperar de um ferimento de bala.

Em conferência de imprensa, Aleksander Skarlatos, um dos jovens militares norte-americanos cuja intervenção o elevou ao estatuto de “herói”, explicou que agiu simplesmente e que não se tratou de “um ato consciente” por parte dele ou dos colegas.

O atacante, identificado como Ayoub El-Khazzani e com um perfil de islamita radical conhecido das autoridades de vários países, negou tratar-se de um ato terrorista, mas não parece convencer os investigadores.

O jovem marroquino de 25 anos disse ter encontrado a Kalachnikov com que estava armado, num jardim público de Bruxelas. Mas as autoridades francesas suspeitam de um ataque premeditado, que poderia ter resultado num verdadeiro massacre. (euronews.com)

por Rodrigo Barbosa | com AFP / LUSA / REUTERS

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA