Estados Unidos anunciam maior cooperação com Egito sobre Líbia

John Kerry (D.R)

O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou domingo ter discutido com os responsáveis egípcios sobre a necessidade do crescimento da cooperação transfronteiriça a respeito da Líbia.

John Kerry (D.R)
John Kerry (D.R)

Kerry falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo egípcio, Sameh Choukri, no Cairo, no âmbito do primeiro diálogo estratégico entre o Egito e os Estados Unidos desde 2009.

O responsável americano não especificou o âmbito dessa “cooperação transfronteiriça” a respeito da Líbia, mas os observadores acreditam que se trata de trocar mais informações, nomeadamente os dados de satélite fornecidos pelos Americanos ao Exército egípcio.

“Procuramos meios para apoiar o plano mais amplo das Nações Unidas para formar um Governo de União na Líbia e não se pode permitir a grupos corrompidos espoliar ou manchar o processo de paz”, disse Kerry.

Por seu turno, Choukri declarou que foi defendida a “necessidade de continuar a luta contra o terrorismo e redobrar do esforço antiterrorismo, bem como alargar a cooperação para fazer face ao extremismo”. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA