Escritora Kanguimbo Ananaz fala sobre a literatura infantil

Escritora Kanguimbo Ananaz (Foto: Angop)
Escritora Kanguimbo Ananaz (Foto: Angop)
Escritora Kanguimbo Ananaz (Foto: Angop)

“A importância da literatura infantil pós independência” é o tema de uma palestra a ser proferida hoje pela escritora Kanguimbo Ananaz, a partir das 10h00, no Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) em Luanda.

Ontem, em declarações ao Jornal de Angola, a escritora disse que, durante a palestra, vai explicar aos estudantes o valor dos conteúdos da literatura infantil no processo de formação e educação das crianças.

A importância que os livros escritos para crianças teve na emancipação das consciências dos angolanos numa época complexa da História do país é outro foco da palestra.

“Os conteúdos dos livros devem ter lições que permitam orientar a juventude, no sentido de respeito pelos idosos, amor ao próximo, valorização e preservação da natureza e do património material e imaterial”, sublinhou.

Kanguimbo Ananaz lamentou o facto de actualmente as crianças estarem a tornar-se cada vez mais adultas precocemente, devido aos conteúdos “agressivos e imorais” das campanhas publicitárias em alguns órgãos de comunicação social.

A escritora lançou um repto aos adultos, no sentido de criarem programas culturais lúdicos que incentivem as crianças ao gosto pelas artes e pela leitura. “No passado existiam mais programas de férias dirigidos às crianças e núcleos de leituras nos bairros. Os adultos devem ser os principais orientadores dos filhos”, concluiu.

A palestra é uma organização da Tchingapy Editora, em parceria com o ISTA, e tem como moderador Pombal Maria, membro da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Mara Manuela Cristina Ananaz, de nome artístico Kanguimbo Ananaz, nascida em 3 de Fevereiro de 1959, na província do Namibe, é escritora há 20 anos. Conta já com a publicação das obras  “Seios do Deserto”, “O Avô Sabalo”, “Soba Kangueia e a Palavra”, “Pétalas Rasgadas”, “As férias de Yahula” e “O regresso de Kambongue”. (ja.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA