Escritora aconselha pais a oferecerem mais livros aos filhos

ESCRITORA ZULINNI BUMBA (Foto: António Escrivão)

A escritora angolana Zulinni Bumba aconselhou hoje, terça -feira, em Luanda, os pais e encarregados de educação a oferecerem mais livros em detrimento de aparelhos electrónicos, incutindo o gosto pela escrita e a leitura.

ESCRITORA ZULINNI BUMBA (Foto: António Escrivão)
ESCRITORA ZULINNI BUMBA (Foto: António Escrivão)

Em entrevista à Angop propósito do “estado da literatura infantil em Angola”, a escritora  mostrou-se preocupada com a nova tendência enveredada por  alguns encarregados que se mostram mais receptivos a comprar um telefone ou ipad em detrimento de um bom livro.

Segundo a escritora, as novas  tecnologias são sempre bem vidas, porque representam desenvolvimento,  mas  para  crianças é preciso ter um acompanhamento e sobretudo nunca deixar de comprar um bom livros e levar os menores  a visitarem feiras de livros.

Zulinni Bumba afirma que o contacto com os livros permite as crianças desenvolverem as suas capacidades mentais e criativas com as palavras, possibilitando com que os mais novos leiam e escrevam com maior habilidade.

A escritora destacou ainda que uma das formas de se incrementar um maior interesse e valorização dos filhos pelo livros seria a promoção de mais eventos literários, para  mostrar as crianças a importâncias dos livros no seu crescimento intelectual.

“O livro é considerando o melhor amigo do homem, razão pela qual é  preciso unir-se esforço para que este estatuto continuem”, conclui.

Madalena Suzete Paulo Manuel Bumba, de pseudónimo Zulinni Bumba, conta com vários livros infantis, entre eles “O aniversario do rei leão”, “Kambinda”e “ Menino Kulomba e os dois lenhadores”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA