Erdogan diz que Turquia avança rapidamente para eleições antecipadas

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

O presidente da Turquia diz que o país está a um passo de legislativas antecipadas. O prazo estipulado pela Constituição para a formação de um executivo na sequência das eleições de junho vence no próximo domingo.

O primeiro-ministro turco e líder do partido AKP reconheceu a incapacidade para formar uma coligação. O chefe de Estado deveria encarregar o segundo partido mais votado, o CHP, de formar governo, mas Recep Tayyip Erdogan já disse que não pretende fazê-lo.

Erdogan afirmou que “infelizmente, a Turquia ainda não foi capaz de formar governo. Será preciso questionar novamente a vontade do povo, para encontrar uma solução”. O chefe de Estado garantiu estar a “conduzir o processo no quadro da Constituição”.

Fontes próximas da presidência indicaram que Erdogan pretende avançar imediatamente com a formação de uma coligação interina, constituída pelos quatro partidos representados no Parlamento, para dirigir o país até às legislativas antecipadas, que teriam lugar entre o meio de outubro e novembro. Mas o CHP já disse que não participará num governo partilhado a curto termo. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA