Egipto: Presidente egípcio em digressão por Ásia

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATTAH AL-SISSI (Foto: Angop)

Cairo – O Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sissi, inicia domingo uma digressão asiática que vai conduzí-lo a Singapura, China e Indonésia, anunciou o porta-voz da Presidência egípcia, Alla Youssef.

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATTAH AL-SISSI (Foto: Angop)
PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATTAH AL-SISSI (Foto: Angop)

Este périplo traduz a política externa do Egipto baseada na abertura e na cooperação com todos os países do mundo e para tirar mais vantagens das experiências bem sucedidas  dos países emergentes economicamente na Ásia do Sudeste, precisou.

Al-Sissi inicia o seu périplo asiático pela visita que vai efectuar, pela primeira vez por um Presidente egípcio, a Singapura, para assistir às festividades do seu 50º aniversário de independência e o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Segundo ainda o porta-voz, a visita do Presidente egípcio a Singapura enquadra-se na vontade do Egipto de dinamizar as suas relações com este país que dispõe duma ampla experiência em numerosos domínios que o Cairo deseja desenvolver e entre os quais a gestão e o desenvolvimento dos portos, a melhoria da qualidade do ensino geral e técnico e a gestão dos recursos hidráulicos.

Ele acrescentou que o Presidente Al-Sissi vai deslocar-se depois à China com vista a uma visita no quadro das excelentes relações que ligam os dois países e que reflectem a vontade comum de reforçar a parceria estratégica e abrir novos horizontes para a cooperação entre os dois países.

Na ocasião, as duas partes vão assinar acordos e memorandos de entendimento, disse, acrescentando que o Presidente Al-Sissi vai participar, em Beijing, nas celebrações do 70º aniversário do fim da segunda guerra mundial.

Da China, o chefe de Estado egípcio vai rumar para a Indonésia, igualmente para uma primeira visita efectuada por um Presidente egípcio desde 1983.

A visita deverá ser marcada pela assinatura de memorandos de entendimento entre os dois países em vários domínios de cooperação bilateral, indica o comunicado.

A agenda do chefe de Estado egípcio prevê ainda uma visita à sede da Associação das Nações da Ásia do Sudeste (ASEAN) onde vai reunir-se com o seu secretário-geral para com ele examinar as vias e meios de reforçar a cooperação e a coordenação entre o Egipto e os países-membros no plano económico, nomeadamente. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA