Egipto: Presidente al-Sissi inaugura 2ª via no canal de Suez para estimular a economia

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATAH AL-SISSI (Foto: AFP)

Cairo – O presidente do Egipto, Abdel Fatah al-Sissi, vai inaugura na quinta-feira uma segunda via no canal de Suez, um projecto simbólico com o qual espera recuperar a fraca economia do país e assentar a sua autoridade em nível internacional.

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATAH AL-SISSI (Foto: AFP)
PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATAH AL-SISSI (Foto: AFP)

A inauguração, com o presidente francês François Hollande como convidado de honra e com a presença de vários chefes de Estado, será celebrada na Ismaília, perto do canal.

A cerimónia coincide com o primeiro aniversário da chegada ao poder de al-Sissi depois da queda do presidente islamita Mohamed Morsi.

A expansão do canal é um dos principais projectos de al-Sissi, que prometeu durante a campanha eleitoral relançar a economia e restabelecer a segurança no país.

A nova via que une o mar Vermelho ao Mediterrâneo terá 72 quilómetros e permitirá duplicar o tráfego em comparação aos dias de hoje.

“É uma mensagem à opinião pública e aos investidores estrangeiros, para demonstrar que o governo é capaz de implementar projectos”, afirma Amr Adly, especialista do centro Carnegie para o Médio Oriente.

O canal, inaugurado em 1869, é uma das vias navegáveis com maior tráfego do mundo e é estratégico para o comércio internacional.

Com a inauguração da nova via, prevê-se que as receitas do canal passem dos 5,3 biliões de dólares previstos em 2015 para 13,2 biliões de dólares em 2023 (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA