Ler Agora:
Egipto: Presidente al-Sissi inaugura 2ª via no canal de Suez para estimular a economia
Artigo completo 2 minutos de leitura

Egipto: Presidente al-Sissi inaugura 2ª via no canal de Suez para estimular a economia

Cairo – O presidente do Egipto, Abdel Fatah al-Sissi, vai inaugura na quinta-feira uma segunda via no canal de Suez, um projecto simbólico com o qual espera recuperar a fraca economia do país e assentar a sua autoridade em nível internacional.

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATAH AL-SISSI (Foto: AFP)

PRESIDENTE DO EGIPTO, ABDEL FATAH AL-SISSI (Foto: AFP)

A inauguração, com o presidente francês François Hollande como convidado de honra e com a presença de vários chefes de Estado, será celebrada na Ismaília, perto do canal.

A cerimónia coincide com o primeiro aniversário da chegada ao poder de al-Sissi depois da queda do presidente islamita Mohamed Morsi.

A expansão do canal é um dos principais projectos de al-Sissi, que prometeu durante a campanha eleitoral relançar a economia e restabelecer a segurança no país.

A nova via que une o mar Vermelho ao Mediterrâneo terá 72 quilómetros e permitirá duplicar o tráfego em comparação aos dias de hoje.

“É uma mensagem à opinião pública e aos investidores estrangeiros, para demonstrar que o governo é capaz de implementar projectos”, afirma Amr Adly, especialista do centro Carnegie para o Médio Oriente.

O canal, inaugurado em 1869, é uma das vias navegáveis com maior tráfego do mundo e é estratégico para o comércio internacional.

Com a inauguração da nova via, prevê-se que as receitas do canal passem dos 5,3 biliões de dólares previstos em 2015 para 13,2 biliões de dólares em 2023 (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »