Diálogo político inter-líbio reabre em Marrocos

Bandeira da Líbia (D.R)

Tripoli – Um novo ciclo de diálogo político inter-líbio que reúne todos os protagonistas da crise prevalecente neste país deve iniciar-se esta semana, na estação balnear turística marroquina de Skhirat, perto de Rabat, anunciou quinta-feira fonte parlamentar líbia.

Bandeira da Líbia (D.R)
Bandeira da Líbia (D.R)

Nestas conversações, as partes vão discutir sobre a formação dum Governo de União Nacional, sob os auspícios do enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Bernardino Leon, segundo o presidente da Comissão de Informação do Parlamento líbio, Jalal al-Choueihdi.

Em declarações à imprensa, Al-Choueihdi indicou que a delegação ao diálogo nacional formada pelo Parlamento líbio deixou quarta-feira o país para a Tunísia, donde seguirá para Skhirat para participar na sessão de diálogo de dois dias, que ele descreveu como “ importante”.

Segundo ele, a prioridade está agora na formação dum Governo de Consenso Nacional, e depois, serão examinados os arranjos de segurança bem como a estrutura financeira do Estado e o Conselho Supremo do Estado.

Al-Choueihdi disse esperar que a formação do Governo seja proclamada no fim da sessão de diálogo nacional, sublinhando que não há lugar para as quotas partidárias neste Governo.

O enviado especial da ONU na Líbia apelou ao Congresso Nacional Geral (CNG), Parlamento cessante em Tripoli, para assinar o acordo e acelerar a formação dum Governo de consenso, sublinhando que os suplementos do acordo terão um peso jurídico à semelhança do acordo em si. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA