Coreia do Norte atrasa relógios em 30 minutos e cria fuso horário próprio

(DW)
(DW)
(DW)

A Coreia do Norte criou um fuso horário próprio ao atrasar os seus relógios de 30 minutos para marcar o 70º aniversário da libertação da Coreia do domínio japonês, informou a agência oficial de notícias KCNA nesta sexta-feira.

A Coreia do Norte actualmente está no mesmo fuso horário que os rivais Coreia do Sul e Japão, GMT +9, referência mundial.

A mudança para o que chamou de “horário de Pyongyang” tornar-se-á efectiva em 15 de Agosto e significará o retorno ao fuso horário utilizado em toda a península coreana antes do domínio japonês.

“Os maldosos imperialistas japoneses cometeram crimes imperdoáveis ​​como por exemplo, privar a Coreia até mesmo do número de horas, enquanto impiedosamente esmagavam a nossa terra com 5.000 anos de história e cultura, na busca da inaudita política de destruir a nossa nação coreana”, disse a KCNA.

A Coreia considerou 127 graus e 30 minutos a leste –a longitude que a KCNA disse que seria usada no novo fuso horário quando introduziu pela primeira vez o conceito de um fuso horário oficial em 1908.

O Japão governou a península coreana de 1910 a 1945. Um decreto da metrópole japonesa em 1912 impôs à colónia o horário padrão usado actualmente, definido pela longitude de 135 graus a leste. (swissinfo.ch)

por Tony Munroe e Jack Kim

reuters_tickers

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA