Cooperação agro-pecuária entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

(rfi.fr)

Teodorico Campos terminou uma deslocação a Cabo Verde, que se traduziu num protocolo de cooperação no ramo da agro-pecuária a assinar em Setembro em São Tomé e Príncipe.

(rfi.fr)
(rfi.fr)

O documento prevê a colaboração em áreas como a hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo), pecuária, investigação agrária e irrigação gota a gota. Foi alinhavado entre o ministro são-tomense da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Teodorico Campos, e o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves. A assinatura está prevista para o próximo mês de Setembro, durante a visita a São Tomé da ministra cabo-verdiana do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet.

São Tomé e Príncipe quer aproveitar a experiência do arquipélago cabo-verdiano no ramo da agro-pecuária para assim potencializar áreas e recursos existentes no arquipélago, como por exemplo a água.

Teodorico Campos garantiu a equidade no aproveitamento da cooperação entre a comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe e os são-tomenses.

Fernanda Fernandes, ministra cabo-verdiana das Comunidades, aproveitou esta deslocação do governante são-tomense para se congratular com a decisão do Governo de São Tomé em atribuir nacionalidade a todos os cidadãos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que vivem em São Tomé e Príncipe desde a data da independência do país. Segundo Fernanda Fernandes desde a abertura desse processo que o Governo de Cabo Verde agilizou os expedientes burocráticos para que os cidadãos cabo-verdianos pudessem igualmente adquirir a nacionalidade são-tomense. (rfi.fr)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA