‘Comboio nazi’ existe mesmo e está na Polónia. Mas terá ouro?

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

É nas imediações do castelo de Ksiaz, no sudoeste da Polónia, que está escondido um “comboio nazi” desaparecido durante a queda do Terceiro Reich, na reta final da Segunda Guerra Mundial.

Durante décadas, a existência da composição deu azo a inúmeros rumores sobre o saque de tesouros que teria a bordo e que terá levado os nazis a escondê-lo do exército vermelho, que avançava para Berlim.

O secretário de Estado da Cultura da Polónia diz agora estar “convencido a 99% da existência desse comboio”. O governante viu fotografias tiradas com um radar de penetração no solo (GPR) que mostram “uma composição blindada, com mais de 100 metros de comprimento (…) O facto de se tratar de um comboio blindado sugere que podem existir objetos de valor no interior”, mas as autoridades avisam também que a composição pode conter “materiais perigosos”, como explosivos por detonar e pede por isso aos curiosos e aos ‘caçadores de tesouros’ para pararem com as buscas.

A localização do comboio foi revelada às autoridades por um polaco e um alemão, que agora vão ter direito a 10% do valor da descoberta.

Segundo a lenda, o comboio transportaria armas, joias, e outros tesouros do saque a Breslávia, hoje Wroclaw.

Nos próximos tempos, ficaremos a saber se sempre se trata do mítico “comboio do ouro nazi”. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA