Combate à produção de folha de coca deixa milhares de peruanos na miséria

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Nos últimos dois anos o Peru, um dos principais produtores mundiais de folha de coca, conseguiu reduzir as plantações da base da cocaína em 30%. Mas esta luta está a deixar milhares de peruanos na miséria.

O governo de Lima garante que está a compensar quem troca este cultivo ilegal por outros legais. Mas apenas menos de metade das 95 mil famílias que se dedicavam à plantação de coca receberam apoios do Estado.

Carlos Figueroa, representante da Comissão Nacional de combate ao tráfico de droga, lembra que “não devemos esquecer que nestas áreas estão a decorrer operações contra o tráfico de droga. Não dizemos que quem cultiva as folhas de coca são traficantes. Mas estes agricultores são usados pelos traficantes e por isso entram na cadeia de produção ilegal.”

Recorde-se que o programa de erradicação do cultivo de folha de coca no Peru tem o apoio dos Estados Unidos: Washington já gastou cerca de 60 milhões de dólares nestas operações e investiu mais de 100 milhões em culturas alternativas como o cacau ou o café.
Além disso, no terreno estão 22 helicópteros norte-americanos usados no transporte das forças de segurança e brigadas anti-tráfico de droga. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA