Católicos iniciam celebrações do ano jubileu sábado

DOM MANUEL IMBAMBA - PORTA VOZ DA CEAST (Foto: Angop)

As celebrações do ano do Jubileu dos 150 anos da segunda fase da Evangelização de Angola será aberto no dia 15 de Agosto do ano em curso, a nível das dioceses, paróquias e missões católicas do país.

DOM MANUEL IMBAMBA - PORTA VOZ DA CEAST (Foto: Angop)
DOM MANUEL IMBAMBA – PORTA VOZ DA CEAST (Foto: Angop)

Na conferência de imprensa realizada hoje, terça-feira, em Luanda, pela Comissão Episcopal de Angola e São Tome (CEAST), o seu porta-voz Dom Manuel Imbamba salientou que o ano jubileu será aberto no dia 15 do corrente mês e vai até ao mês de Agosto de 2016.

O porta-voz da CEAST referiu que as celebrações do ano Jubileu tem como objectivos celebrar os 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola (1866-2016) e reavivar o compromisso cristão no tocante a reconciliação nacional efectiva.

O prelado salientou que a abertura do ano Jubileu vai servir igualmente para a preparação do primeiro congresso eucarístico nacional, a realizar-se de 15 a 21 de Agosto de 2016.

De acordo com Dom Manuel Imbamba, a preparação do primeiro congresso eucarístico e a celebração do jubileu não criará sobreposição de programas já em andamento a nível da igreja católica.

“ O fortalecimento desta vocação universal à santidade recebeu e continua a receber impulsos dos jubileus decorrentes do ano de vida consagrada e decretada pelo Papa Francisco, que irá até 02 de Fevereiro de 2016, e do Jubileu da Misericórdia anunciado pelo representante de Cristo na Terra ”, referiu.

Jubileu é um aniversário solene e também um grande espaço de tempo. Os jubileus mais comemorados são o jubileu de prata referente aos 25 anos e o jubileu de ouro referente aos 50 anos. Entre os hebreus, antigamente, jubileu era uma festividade realizada de cinquenta em cinquenta anos, onde se comemorava a remissão da servidão, das dívidas e das culpas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA