Canadá: PM pede dissolução do Parlamento e convoca eleições

(DR)
(DR)
(DR)

Após ter solicitado formalmente a dissolução do parlamento a David Johnston, governador-geral do Canadá, o primeiro-ministro, Stephen Harper, convocou este domingo eleições parlamentares para 19 de outubro.

Harper diz que apenas ele tem credibilidade para gerir uma economia atingida pela queda do preço do petróleo, que luta contra os efeitos do reduzido crescimento global.

“A crise da dívida na Europa continua, a China atravessa um importante abrandamento económico, a recuperação económica dos Estados Unidos é mais lenta do que o previsto. Mais uma vez os acontecimentos no estrangeiro têm impacto no nosso país”, afirmou o líder do Partido Conservador.

Sondagens recentes indicaram que o Partido Conservador, no governo desde 2006, poderia perder a maioria na Câmara dos Comuns, deixando Harper à mercê dos dois principais partidos da oposição, que poderiam unir-se para derrubá-lo.
No Canadá os governos de minoria raramente duram mais de 18 meses.

Os conservadores surgem atrás dos Novos Democratas, de esquerda e sem experiência governativa, e os liberais de Justin Trudeau aparecem em terceiro lugar.

Democratas e liberais dizem que o Canadá precisa de mudar a política de Harper, que baixou impostos, aumentou os gastos militares, endureceu as leis penais e simplificou as regras das indústrias energéticas. (euronews.com)

por Fernando Peneda | com REUTERS/AFP

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA