Burundi: Nkurunziza investido para um terceiro mandato

Pierre Nkurunziza (REUTERS)
Pierre Nkurunziza (REUTERS)
Pierre Nkurunziza (REUTERS)

Pierre Nkurunziza foi investido esta manhã para um terceiro mandato. O Presidente do Burundi senta-se assim de novo na cadeira presidencial, uma conquista que mergulhou o país numa profunda crise política marcada por violência e mortes.

Há momentos, o presidente Pierre Nkurunziza prestou juramento para um novo mandato de cinco anos“, foi assim que a presidência burundiana anunciou o acto na conta oficial do Twitter. Uma cerimónia surpresa, organizada no Palácio de Congressos de Bujumbura, anunciada poucas horas antes por motivos de segurança.

Os jornalistas da Rádio-Televisão Nacional burundiana (RTNB) apenas foram notificados da investidura do presidente esta manhã. Nenhum chefe de Estado estrangeiro marcou presença, apenas a África do Sul este representada ao nível ministerial. Vários países africanos, assim como a China e Rússia, enviaram os embaixadores acreditados no terreno. Os embaixadores europeus e norte-americanos não marcaram presença e fizeram-se representar por outros diplomatas.

De acordo com a Constituição, o presidente prestou juramento junto do Tribunal Constitucional e as duas câmaras do Parlamento reunidas. Um acto que marca o início do terceiro mandato, muito contestado, de Pierre Nkurunziza, eleito igualmente em 2005 e em 2010 pelo Parlamento e a 21 de Julho de 2015 por sufrágio universal directo. (rfi.fr)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA