Botswana acolhe conselho de ministros da SADC

Logotipo da SADC (Foto: ANGOP)
Logotipo da SADC (Foto: ANGOP)
Logotipo da SADC (Foto: ANGOP)

O Conselho de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) se reúne nesta sexta-feira, na capital do Botswana, para tratar de questões ligadas a integração regional.

Angola vai participar com os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça, chegados nesta quinta-feira, à Gaberone.

A reunião que termina no sábado visa preparar a 35ª Cimeira de Chefes de Estado e Governo da organização regional, convocada para segunda e terça-feira próxima, em Gaberone.

O encontro vai ainda debater a consolidação da integração regional da SADC. A situação financeira da organização está, entre outros, a mesa de discussões.

A agenda prevê, entre outras, analisar uma proposta sobre a mobilização de recursos em apoio a integração regional e o envolvimento “efectivo” dos governadores dos bancos centrais dos países membros.

A questão das infra-estruturas, assim como a revisão de alguns acordos, como os ligados a parceria em vários domínios estarão igualmente em discussão. Fala-se ainda de abordagem no encontro da passagem do fórum parlamentar da SADC em parlamento regional. Tratados e protocolos em vigor e os não rubricados fazem também parte da agenda da reunião.

A SADC é uma Comunidade Económica Regional que compreende 15 Estados membros, nomeadamente, Angola , Botswana , República Democrática do Congo , Lesoto , Madagáscar , Malawi , Maurícias , Moçambique , Namíbia , Seychelles , África do Sul , Suazilândia , Tanzânia , Zâmbia e Zimbabwe. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA