Bié: Autoridades registam aumento de mortes maternas

(D.R)

Cuito – As autoridades sanitárias do Bié registaram ao longo do I semestre deste ano 48 mortes maternas, mais 15 em relação a igual período passado, informou hoje, terça-feira, na cidade do Cuito o chefe de secção dos cuidados primários da direcção da saúde, Paulo Chipalavela.

(D.R)
(D.R)

Segundo o responsável o aumento deveu-se sobretudo o facto de algumas grávidas furtarem-se ao cumprimento do período de consultas pré-natal.

Paulo Chipalavela afirmou que, tal situação preocupa as autoridades sanitárias e administrativas locais, destacando a aposta do governo em continuar a trabalhar para a melhoria dos serviços de assistência materna, com a construção de mais centros médicos, enquadramento e formação de mais enfermeiros, aquisição de kits para parteiras tradicionais, entre outras acções.

Aconselhou as gestantes e mulheres em idade fértil a fazerem sempre as consultas de rotina, relacionadas ao sistema de reprodução, para detectar e prevenir as enfermidades e evitar a maternidade de risco. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA