Benguela: Serviços de Veterinária registam adesão na vacinação contra raiva

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA ARAIVA (Foto: Angop)

Benguela – Doze mil e 268 animais de estimação (cães e gatos) foram vacinados contra a raiva pelos Serviços Veterinários, na província de Benguela, de Janeiro a Julho de 2015, afirmou o seu o responsável do Departamento Provincial da instituição, João Mendes de Carvalho.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA ARAIVA (Foto: Angop)
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA ARAIVA (Foto: Angop)

Falando à Angop, o responsável disse que a campanha decorrerá até Dezembro próximo e prevê-se imunizar 30 mil animais, visando salvaguardar a saúde pública, ambiental e o bem estar das comunidades.

Sem avançar dados comparativos do mesmo período do ano passado, João Mendes de Carvalho referiu que, até ao final da campanha, o sector prevê um aumento da estimativa inicial, devido a adesão de proprietários, resultante da tomada de consciência sobre a importância e a necessidade  de terem os seus animais protegidos.

Considerou a vacinação importante para os animais, razão pela qual o sector elabora o calendário anual, para toda a extensão da província, incluindo as 29 comunas, prevenindo os cães e gatos da ocorrência de doenças.

Explicou ainda que a população está melhor sensibilizada pela necessidade da vacinação periódica dos animais, na perspectiva de reforçar o seu sistema imunológico.

“Todos os cães e gatos devem ser imunizados, a adesão dos proprietários dos animais que ainda não vacinaram, deve ser determinante, para que a doença esteja sob o controlo dos serviços de veterinária”, disse.

Deu a conhecer que a campanha de vacinação contra a raiva, que beneficiou de 30 mil doses de vacinas anti-rábica é assegurada diariamente por 50 vacinadores, afectos ao sector e colocados nos dez municípios que integram a província.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio, através de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer animal infectado. (portalangop.co.ao)

1 COMENTÁRIO

  1. fazem muito bem, gostei de ver a iniciativa que estao a ter.
    gostaria que fizessem uma repostagem sobre a luta de caes, um fonomeno que esta a alastrar por angola e benguela nao escapa, chegando ao ponto que ja veem de outras provincias como luanda para fazerem estas atrocidades.
    os covardes dos donos e fans desta porcaria deveriam ser eles todos vacinados com agua com sabao. os animais sao o reflexo dos donos. e estas bestas que nao teem outro nome nem deveriam pisar este mundo

DEIXE UMA RESPOSTA